Memória: Santos FC derrotava a Seleção da França na Vila Belmiro

Memória: Santos FC derrotava a Seleção da França na Vila Belmiro

No dia 30 de julho de 1930, a Seleção da França que retornava de navio e aportava em Santos, vindo do Uruguai, após disputar a primeira Copa do Mundo de Futebol, sendo eliminada pela Argentina era derrotada na Vila Belmiro pelo placar de 6 a 1 pelo Santos FC com Feitiço marcando 4 e Mário Seixas dois gols nessa goleada que teve o time santista formando com: Athié; Aristides e Meira; Osvaldo, Roberto e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Mario Seixas e Evangelista. O técnico era o uruguaio Ramon Platero.

Essa partida que foi jogada numa quarta-feira tarde, pois o campo do Peixe ainda não dispunha de luz artificial teve a presença de público recorde no estádio santista já que os torcedores estavam ávidos em ver uma seleção européia em ação. O gol dos franceses foi marcado por Lucien Laurente que foi também o jogador que marcou o primeiro gol em uma Copa do Mundo. No ataque santista que ficou conhecido como o time do ataque dos 100 gols notava-se a ausência de Araken Patusca que houvera se desligado do time no início do ano sendo substituído pelo baiano Mário Seixas.

Curiosidade

Os franceses findo o jogo não acreditavam que tinham enfrentado o Santos, o chefe da delegação francesa protestava: Isso uma desonestidade! Os senhores nos convidam para enfrentar o Santos, e colocam, na nossa frente a Seleção do Brasil. Foi necessário que o presidente Guilherme Gonçalves levasse os incrédulos adversários sede do clube na rua Itororó, 27 para mostrar as fichas com as fotos dos jogadores do Alvinegro Praiano.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística