Memória: Santos FC conquistava a Taça Cidade de Santos

No dia 18 de abril de 1948, o Santos FC venceu o Jabaquara AC pelo placar de 3 a 1, jogando no Estádio Urbano Caldeira ganhando a Taça Cidade de Santos, que foi disputada entre os três clubes da cidade. Na partida anterior o Peixe ganhou da Portuguesa Santista por 1 a 0.
No jogo que deu a taça ao Santos FC os autores dos gols foram Odair, Pascoal e Paulo, formando o Peixe com Robertinho; Artigas e Expedito; Nenê, Telesca e Alfredo; Alemãozinho, Antoninho, Pascoal, Paulo (Leonaldo) e Rubens Martins (Odair). O técnico era Osvaldo Brandão.
Curiosidade
Foi também num dia 18 de abril só que no ano de 1943, que o time santista usou pela primeira um uniforme totalmente diferente do tradicional que vinha sendo usando desde o remoto ano de 1912.
O time jogou com camisas com listras horizontais em branco e preto com um distintivo com as letras SFC sobrepostas idênticas ao escudo do Clube Atlético Santista. Apenas o goleiro usava o distintivo original do time Alvinegro sem as duas estrelas douradas que passaram a ser colocadas acima do escudo a partir do ano de 1968.
Esse uniforme “zebrado” foi usado nos anos de 1943 e 1944 sendo depois abandonado. A sugestão de se usar essas camisas partiu de um associado que solicitou essa mudança com carta datada de 30 de outubro de 1942 para a diretoria, então presidida por Aristóteles Ferreira que aprovou a sugestão.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Pular para o conteúdo