Memória: Santos FC conquistava o Torneio Rio-São Paulo

Memória: Santos FC conquistava o Torneio Rio-São Paulo

O Torneio Rio-São Paulo referente ao ano de 1964 em sua 16ª edição teve um final atípico. As federações Paulista e a Carioca decidiram organizar uma decisão em duas partidas a fim de proclamar o campeão do torneio que também tinha o nome de Roberto Gomes Pedrosa, mas em função da falta de datas, apenas uma partida foi realizada entre as equipes do Santos FC e do Botafogo carioca. Elas terminaram o torneio com o mesmo nº de pontos ganhos (14) e ficou decidido então que as duas equipes deveriam decidir o certame em partidas extras.

A única partida foi no dia 10 de janeiro de 1965, e terminou com a vitória do Botafogo por 3 a 2 no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro com Coutinho marcando os dois gols do Peixe que formou com: Gilmar; Ismael, Modesto, Haroldo (Lima) e Geraldino; Zito e Mengálvio; Peixinho (Toninho) Coutinho, Pelé e Pepe.

Por faltas de datas as duas equipes foram proclamadas campeãs do Torneio Rio-São Paulo/64. O Santos FC jogou 10 partidas tendo vencido 07 e perdido 03 partidas marcando 23 e sofrendo 15 gols nesse torneio.

Os artilheiros da equipe foram:

Coutinho com 11 gols, Pepe (4), Pelé (3), Peixinho (3) e Toninho Guerreiro e Zito com um gol cada.

O Alvinegro Praiano já conquistou 05 vezes o Torneio Rio-São Paulo, a primeira conquista foi no ano de 1959 e as demais nos anos de 1963/1964/1966 e por último no ano de 1997.

Curiosidade

A estreia do Peixe no torneio aconteceu no dia 18 de junho de 1933, na Vila Belmiro e foi uma derrota diante do América Carioca pelo placar de 3 a 1 com Mário Seixas marcando o tento de honra do time santista que formou nessa estreia com: Athié; Arlindo e Soletto; Bisoca, Moacir e Alfredo; Victor Gonçalves, Negreiros (Camarão), Pedrinho, Mário Seixas e Logu.

Nesse ano as partidas do campeonato estadual contra as equipes paulistas também eram consideradas como válidas pelo torneio Rio-São Paulo, que a partir do ano de 1954 começou a ser conhecido como Roberto Gomes Pedrosa. Nas 28 vezes em que foi disputado o torneio, o Santos Futebol Clube participou de 20 edições.

Roberto Gomes Pedrosa foi goleiro do Botafogo Carioca no início de carreira tendo participado da Copa do Mundo no ano de 1934 sendo depois transferido para o São Paulo clube pelo qual foi presidente no ano de 1946 e depois no período de 1947 a 1954, ano em que faleceu e foi presidente da Federação Paulista de Futebol.

Guilherme Guarche. – Coordenador do Centro de Memória e Estatística