Memória: Santos FC conquistava o terceiro título nacional

Memória: Santos FC conquistava o terceiro título nacional

O terceiro título nacional conquistado pelo Santos FC ocorreu no dia 28 de janeiro de 1964 na vitória pelo placar de 2 a 0 diante do Bahia jogando na cidade de Salvador no Estádio da Fonte Nove perante um público de 35.365 espectadores. O Rei Pelé marcou os dois gols do Peixe que era dirigido pelo técnico Lula que venceu com a seguinte formação: Gilmar; Ismael, Mauro e Geraldino; Haroldo (Joel Camargo) e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Essa partida que era referente ao torneio do ano de 1963 e foi a terceira consecutiva da então chamada Taça Brasil que hoje corresponde ao Campeonato Brasileiro após a unificação dos títulos nacionais reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol. O Santos FC é Octacampeão Brasileiro de fato e de direito.

Contra o time da boa terra o Alvinegro já disputou 57 partidas tendo vencido 28 empatado 13 e perdido 17 partidas marcando 121 e sofrendo 79 gols. O Rei Pelé é o maior artilheiro desses confrontos marcando 15 gols em 16 partidas jogadas.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística