Memória: Santos FC conquistava o Pentagonal do México

No dia 15 de fevereiro de 1959 o Santos FC conquistava o Pentagonal do México, mesmo sendo derrotado na partida final pela equipe do Uda Dukla da Tchecoslováquia pelo placar de 4 a 3. Os gols do Peixe foram marcados por Pepe (2) e Pagão e a equipe entrou em campo com Manga; Getúlio, Hélvio e Dalmo (Feijó); Urubatão e Zito; Dorval, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Nesse pentagonal o Alvinegro Praiano jogou quatro partidas, venceu três e perdeu uma partida, marcando 14 e sofrendo seis gols.
O Santos FC venceu no torneio, além do Uda Dukla, as equipes do Chivas Guadalajara (4 a 2) e o Leon (2 a 0) e do América do México por 5 a 0.

Curiosidade

Este giro internacional marcou a primeira apresentação da equipe santista na América do Norte. Jogando no México, o Peixe, até hoje, disputou 37 partidas, com 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas, marcando 73 gols e sofrendo 57. Ao todo na América do Norte o time disputou 102 partidas, vencendo 62, empatado 22 e 18 derrotas, marcando 286 gols e sofrendo 142.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *