Memória: Santos FC conquistava o famoso Troféu Teresa Herrera

Memória: Santos FC conquistava o famoso Troféu Teresa Herrera

No dia 21 de junho de 1959 o Santos FC dirigido pelo técnico Luiz Alonso Perez, o Lula, conquistava o famoso troféu Teresa Herrera ao vencer a equipe do Botafogo carioca pelo placar de 4 a 1 jogando no Estádio Riazor em La Coruña, na Espanha com gols de Pepe (2), Pelé e Coutinho um gol cada formando com: Lalá; Pavão (Formiga) e Mourão; Getúlio, Ramiro e Zito; Dorval (Alfredinho), Jair Rosa Pinto (Álvaro), Afonsinho (Coutinho), Pelé e Pepe.

O Santos deveria enfrentar também na disputa do troféu a equipe do Milan da Itália, mas o clube italiano alegando que tinha vários jogadores lesionados não quis enfrentar o time da Vila Belmiro. O ano de 1959 foi o ano em que o Santos excursionou pela primeira ao Continente Europeu jogando nessa excursão 22 partidas obtendo 13 vitórias, 13 empates e 04 derrotas marcando 78 e sofrendo 40 gols.

Na outra participação no Teresa Herrera o Peixe perdeu pelo placar de 1 a 0 para o Atlético de Madrid no dia 10 de agosto de 1986 formando com: Rodolfo Rodriguez, Gilberto Sorriso (César Sampaio), Pedro Paulo, Toninho Carlos e Paulo Robson; Dunga (Zé Sérgio), Celso, Mazinho e Junior; Gérson e Ribamar (Gersinho). O técnico era Júlio Espinosa.

Curiosidade

Teresa Margarita Herrera y Posada era uma mulher de La Coruña que dedicou 36 anos da sua vida aos mais necessitados. Ela nasceu em La Coruña no dia 10 de novembro de 1712. Logo ficou conhecida na vizinhança como Teresa dos Demos. Ela morreu no dia 22 de outubro de 1791.

Guilherme Gomes Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística