Memória: Santos FC conquistava o Brasileiro pela oitava vez

Memória: Santos FC conquistava o Brasileiro pela oitava vez

No dia 19 de dezembro de 2004 o Santos FC sagrava-se Campeão Brasileiro pela oitava vez em sua maravilhosa história. A conquista se deu no Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão na cidade de São José do Rio Preto no interior paulista pois a CBF tinha punido o clube como o mando de campo devido a um copo de água que fora arremessado na partida em que goleou o Vitória por 4 a 1 na Vila Belmiro.

Nessa vitória dramática por 2 a 1 frente ao Vasco da Gama e perante um público de 36.426 torcedores todos eles em sua maioria adeptos do time peixeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo conduziu e venceu o prélio com a seguinte formação: Mauro; Paulo César, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (Willian). Os autores dos tentos santistas foram Ricardinho de falta e Elano.

No certame nacional disputado em pontos corridos, o Peixe jogou 46 partidas vencendo 27 empatando 08 e perdendo 11 partidas marcando 103 e sofrendo 58 gols.

Os artilheiros foram:
Robinho (21), Deivid (21), Elano (16), Basílio (15), Ricardinho (11), Diego (4), Paulo César, Léo, Preto Casagrande e William (2) e Claiton, André Luis, Fabinho, Domingos e Ávalos todos com 01 gol cada e marcaram contra a favor do Santos: João Paulo e Laerte.

Curiosidade
Nessa partida deu-se a volta ao time do Rei das Pedaladas, Robinho que estava afastado do time desde a partida contra o Fluminense vencida pelo Santos pelo placar de 5 a 0 no mesmo Teixeirão, ao todo o craque desfalcou o Alvinegro em 06 partidas no Brasileirão. A sua ausência na equipe foi por que sua mãe fora vítima de um sequestro na Baixada Santista sendo liberada somente uma no dia anterior ao jogo final.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística