Memória: Santos FC adquiria imóvel na área mais nobre da cidade

Memória: Santos FC adquiria imóvel na área mais nobre da cidade

No dia 08 de junho de 1965 o Santos FC adquiria um imóvel de 15.500 metros quadrados localizado no bairro do Gonzaga, em Santos, na área mais nobre da cidade, na Avenida Ana Costa esquina com a Avenida Vicente de Carvalho, denominado de Parque Balneário Hotel.

O suntuoso imóvel pertencia a família Fracarolli, antigos devotados torcedores do Alvinegro da Vila. O Parque Balneário Hotel custou aos cofres santistas a importância de 6 bilhões e 55 milhões de cruzeiros, no ato da compra o clube pagou a quantia de 255 milhões de cruzeiros, o valor restante deveria ter sido pago em 24 parcelas, cada uma no valor de 250 milhões de cruzeiros mensais. Nesse local o clube passaria a usá-lo como sendo a sua nova sede social e administrativa.

O hotel possuía 200 quartos e 10 apartamentos completos, no hotel de cinco estrelas um dos mais conceituados no Brasil. No suntuoso imóvel se destacavam o Salão de Mármore com quase 400 metros quadrados, o Salão Dourado em estilo renascença neo-florentino, com mais de 1000 metros quadrados, afora o “grill-room” e o restaurante ambos com amplas dimensões.

Quando da arrojada compra, o então presidente santista Athié Jorge Coury, na época deputado federal e com livre trânsito na capital federal, acreditava que a “jogatina”. voltaria a ser liberada novamente no país, o que acabou não ocorrendo, o antigo cassino que durante décadas funcionou no hotel seria usado pelo clube como uma nova fonte de receitas. No ano de 1972 o imóvel tradicional foi vendido e hoje lá no charmoso bairro do Gonzaga funciona o Shopping Parque Balneário.

Curiosidade

O vistoso e bonito hotel de cinco estrelas, um dos mais conceituados no Brasil na época, já abrigou em suas dependências hóspedes ilustres e famosos como o Rei Alberto da Bélgica no ano de 1922, o general norte-americano Macclark, os presidentes brasileiros Washington Luiz, Getúlio Vargas e Juscelino Kubistschek dentre outras personalidades conhecidas.

No “grill” do Parque Balneário o clube realizou inúmeros shows com destacados artistas tais como: Chico Anísio, Luiz Vieira, Elis Regina, Morgana, Jair Rodrigues, Roberto Luna, Germano Matias, Ciro Monteiro, Alaíde Costa, Leny Eversong, Claudete Soares, Nara Leão, Conjunto Farroupilha, Wilson Miranda, Orquestra de Cid Gray, Bievenindo Granda, Ângela Maria, Demônios da Garoa, Noite Ilustrada e vários outros artistas de renome no cenário nacional.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística