Memória: Recém fundado Santos Foot-Ball recebia como novo sócio e jogador Urbano Villela Caldeira Filho

Memória: Recém fundado Santos Foot-Ball recebia como novo sócio e jogador Urbano Villela Caldeira Filho

No dia 27 de janeiro de 1913 o recém fundado Santos Foot-Ball com menos de um ano de existência recebia um novo associado e também jogador de nome Urbano Villela Caldeira Filho. O então jovem de 22 anos nascido em Florianópolis, Santa Catarina entra não só na vida do clube como também em sua história do Alvinegro clube ao qual doaria na íntegra sua vida e todo o seu amor.

Urbano Caldeira um dos patronos do Santos foi homenageado logo após sua morte, em São Vicente, no dia 13 de março de 1933, pela diretoria do Clube a qual deu a praça de esportes com muita justiça o seu nome. No time santista ele jogou como zagueiro no período de 1913 a 1918 e marcou com a camisa do time que tanto amou 02 gols.

Urbano Caldeira

Quando exercia as funções de Diretor Geral de Esportes era ele quem comandava a equipe como treinador e às vezes também chegou a apitar inúmeras partidas do time de Vila Belmiro. Urbano Caldeira tinha no Carnaval uma de suas maiores paixões depois do Santos, foi fundador do Bloco Carnavalesco “Flor do Ambiente” que precedeu ao Bloco da “Bola Alvinegra” e que deixou de existir após sua morte.

Urbano Caldeira, um dos Gigantes da Vila Belmiro é eterno na vida do Santos FC.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística