Memória: Recém-fundado, Santos Foot-Ball Club entrava em campo pela primeira vez

Memória: Recém-fundado, Santos Foot-Ball Club entrava em campo pela primeira vez

No dia 23 de junho de 1912, o recém-fundado Santos Foot-Ball Club entrava em campo às 13 horas e 30 minutos, pela primeira vez em sua gloriosa e hoje centenária história para realizar um jogo-treino diante de um Combinado de Santos, ao qual o mestre De Vaney denominou como “Tereza Team”, nesse combinado formado em sua maioria por jogadores que tinham atuado em um time que jogou na cidade em 1907/1911 e que curiosamente se chamava Santos F.B.C.

Esse pioneiro jogo-treino foi realizado no campo da Villa Macuco situado na Rua Aguiar Andrade, 49 (hoje Rua Manoel Tourinho), local onde se encontra hoje a moderna Avenida Perimetral, no cais do porto de Santos. O pesquisador e autor do Almanaque do Santos FC, professsor Guilherme Nascimento considerou esse jogo como sendo o jogo “nº zero” pelo seu significado histórico, no entanto o jogo-treino não entra nas estatísticas oficiais do Clube, pois todas as partidas realizadas no campo da Villa Macuco também não são consideradas, já que as dimensões do campo eram diminutas e não oficiais.

Curiosidade

O Santos Foot-Ball Club formou com: Julien Fauvel; Simon e Ari; Bulle, Ambrósio e Oscar; Bandeira, Geraule, Esteves, Fontes e Anacleto e o Combinado com: Annibal; Pinto e Ernani; Nenê, Picuru e Belmiro; Zezé, Largacha, Cunha, Moura e Pintanella. Os gols foram marcados por Anacleto Ferramenta e Geraule Moreira para o combinado marcou Picuru.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística