Memória: Pepe, nosso ídolo eterno, fazia a partida de estreia na equipe principal do Peixe

Memória: Pepe, nosso ídolo eterno, fazia a partida de estreia na equipe principal do Peixe

No dia 23 de maio de 1954, o Menino de Ouro do Santos FC, José Macia, o Pepe fazia a primeira partida na equipe principal do Peixe na derrota diante do Fluminense em partida valida pelo Torneio Rio-São Paulo no Pacaembu entrando no lugar de Boca que houvera substituído Del Vecchio com Vasconcelos fazendo o tento de honra santista que foi a campo com: Barbosinha; Hélvio e Feijó; Urubatão, Formiga e Zito; Tite, Walter, Álvaro (Hugo), Vasconcelos e Del Vecchio (Boca/Pepe). O técnico era Giuseppe Otina.

Pepe, um atleta modelo, ganhou o Troféu Belfort Duarte, por nunca ter sido expulso de campo, foi o jogador que mais títulos paulistas conquistou pelo Peixe (11 vezes) e, de quebra, foi também campeão estadual em 1973, como do técnico do Alvinegro Praiano tendo dirigido a equipe em 371 oportunidades vencendo 176 empatado 112 e perdido 83 partidas. Na equipe principal do Santos FC ele jogou 741 partidas e marcou 403 gols pelo Alvinegro mais famoso do mundo.

Curiosidade

Pepe, que era chamado pelo jornalista Antônio Guenaga de “Espanhol”, nasceu em Santos, no dia 25 de fevereiro de 1935 na rua João Pessoa no nº 255 numa segunda-feira de Carnaval. A mudança para São Vicente ocorreu quando ele tinha 7 anos e foi lá que começou sua brilhante carreira jogando no Comercial FC e também no Mota Lima antes de jogar no Continental calunga, de onde veio para o Santos trazido pelo goleiro Cobrinha, que jogava no Santos.

Observações: Pepe fez seu primeiro teste para jogar no infantil do Santos no dia 04 de maio de 1951. O Técnico era Salustiano da Costa Lima, o popular Salu da bandinha, nesse primeiro treino, Pepe fez um golaço. Na época tinha 16 anos e 02 meses. O time infantil era muito fraco e não fez boa campanha. Cobrinha, era o goleiro do São Vicente Atlético Clube, que na época defendia o infantil praiano.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística