Memória: Pelé marcava o seu primeiro gol no Maracanã com a camisa do Peixe

Memória: Pelé marcava o seu primeiro gol no Maracanã com a camisa do Peixe

No dia 29 de maio de 1957 o Santos FC vencia no Estádio Mário Filho, Maracanã, a equipe do América pelo placar de 4 a 0 em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, com gols de Dorval (2), Pelé e Tite formando o Peixe com: Manga; Getúlio e Mourão; Fioti, Urubatão e Brauner; Dorval, Álvaro, Pagão (Pelé), Del Vecchio e Tite (Pepe). O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Nessa partida o Rei Pelé marcava, com a camisa do Peixe, o seu primeiro gol no Maracanã de um total de 32 gols marcados nesse templo do futebol brasileiro em 51 partidas nas quais defendeu o time da Vila Belmiro. Quando atuou pelo Combinado Santos/Vasco da Gama foram 03 partidas com o Rei Pelé marcando 05 gols naquele que já foi considerado o maior estádio do mundo.

Curiosidade:

O Santos FC é o clube que mais vezes sagrou-se campeão no Estádio do Maracanã, exceção feita aos campeonatos cariocas, vencidos por times do estado do Rio de Janeiro, segundo pesquisa efetuada pelo associado santista Léo Devezas, foram 8 as conquistas do Peixe, abaixo relacionadas:

Campeonatos Brasileiros referentes aos anos de 1962, 1964, 1965 e 1968 – Mundial Interclubes no ano de 1963 e os Torneios Rio-São Paulo nos anos de 1963, 1964 e 1997.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística