Memória: Pelé marcava o primeiro gol fora do país

Memória: Pelé marcava o primeiro gol fora do país

No dia 03 de janeiro de 1959 o Rei Pelé marcava o seu primeiro gol em gramados do exterior com a camisa do Santos FC e tal proeza se deu no Estádio Nacional de Lima, no Peru em partida amistosa vencida pelo time da Vila Belmiro por 3 a 0 com o Rei marcando 02 gols e Pepe 01 gol.

O adversário santista foi o campeão peruano de 1958, o Sport Boys que viu o Peixe vencer com a seguinte formação: Manga (Laércio); Hélvio e Dalmo; Getúlio, Ramiro (Urubatão) e Zito; Dorval, Álvaro (Afonsinho), Pagão (Guerra), Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

 Esse dois gols marcados pelo Rei ocorreram na partida contra times estrangeiros de nº 44 do Alvinegro Praiano de um total até hoje de 718 partidas disputadas dentro e fora do Brasil contra equipes estrangeiras.

O Rei com esses tentos assinalados atingia a marca de 141 gols só em jogos do Santos FC, de um total de 130 partidas jogadas até aquela data no início de 1959.

O país estrangeiro que mais vezes viu desfilar a magia do eterno camisa 10 santista foi os Estados Unidos, onde o Rei pelo Santos jogou 41 vezes e marcou 51 gols, a Argentina vem em segundo lugar com 33 partidas com 21 gols sofridos e em terceiro vem o Chile, país onde o Rei jogou 31 vezes e marcou 38 gols.

 Na sua magistral carreira no time do seu coração, o maior artilheiro do futebol mundial em todos os tempos, marcou 1091 gols sendo que desse total 727 gols foram marcados em gramados brasileiros e 364 gols nas 353 partidas nos 66 países onde ele exibiu a sua incomparável arte de jogar futebol.

 Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística