Memória: Pela primeira e única vez, Peixe jogava no estádio Espanha

Memória: Pela primeira e única vez, Peixe jogava no estádio Espanha

No dia 05 de dezembro de 1991, a equipe principal do Santos FC jogava pela primeira e única vez no Estádio Espanha, no bairro da Caneleira em Santos. Essa apresentação inédita se deu por ocasião da inauguração dos refletores da equipe do Jabaquara Atlético Clube e foi vencida pelo Peixe pelo placar de 2 a 0 com gols de Serginho Fraldinha e Sérgio Manoel formando o Alvinegro com: Edinho; Indio, Marcelo Fernandes (Camilo), Luiz Carlos e Flavinho (Marcelo Veiga); Axel, Sérgio Manoel e Ranieli (Edmílson), Serginho Fraldinha, Paulinho Maclaren (Cléber) e Tato (Luizinho). O técnico era Écio Pasca.

O “Leão da Caneleira” que um dia já foi também apelidado de “Leão do Macuco” já que o seu antigo campo ficava no bairro do Macuco teve a seguinte formação: Cossa; Neto (Marcílio), Marquinhos, Toninho Carlos (Sidney) e Paulo Robson (Campioto), Jeffer (Valdo), Gilberto Costa e Ronaldo (Paulo); Gersinho (Júlio César), Serginho (Wellington) e Aloísio (Toninho Vieira). O técnico era Clodoaldo Tavares Santana, o Corró.

Curiosidade

Até os dias atuais, o Santos FC já enfrentou a equipe do Rubro Amarelo desde a primeira partida em 1923 quando então o Jabuca tinha o nome de Hespanha FC, 91 partidas com 65 vitórias, 08 empates e 18 derrotas marcando 295 gols e sofrendo 137 gols. Essa partida na Caneleira foi também a última partida entre as equipes principais das duas agremiações de Santos.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística