Memória: Peixe vencia a primeira partida fora do Brasil

Memória: Peixe vencia a primeira partida fora do Brasil

No dia 04 de abril de 1954, o Santos FC vencia pela primeira uma partida disputada no exterior. Essa vitória pioneira foi diante do CA Talleres/Belgrano, na cidade de Córdoba, no Estádio Gigante de Alberdi em jogo amistoso. O árbitro da partida foi um brasileiro de nome Carlos de Oliveira Monteiro, o popular “Tijolo”.Os tentos do Alvinegro foram marcados por: Vasconcelos (2), Hugo, Valter Marciano e Tite. O time dirigido pelo técnico Giuseppe Ottina formou com: Barbosinha; Hélvio e Feijó; Urubatão, Formiga e Zito; Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos (Hugo) e Tite.

Essa foi a quarta exibição do Santos FC fora do Brasil, nas três partidas anteriores o time empatou com em 1 a 1 contra o Gymnasia Y Esgrima, em 3 a 3 contra o San Lorenzo de Almagro e por último novamente contra o Gymnasia Y Esgrima todas essas partidas foram jogadas em solo argentino.

Curiosidade

O primeiro jogador do Santos a marcar um gol no exterior foi Del Vecchio que marcou 4 gols nesse primeiro giro internacional do Alvinegro Praiano. Os outros goleadores foram: Vasconcelos (4), Tite (3), Walter Marciano (3) e Álvaro (2) e Hugo (2).

Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística