Memória: Peixe jogava pela primeira vez no Pacaembu

Memória: Peixe jogava pela primeira vez no Pacaembu

No dia 12 de outubro de 1940, o time do Santos FC jogava pela primeira no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o simpático Pacaembu, e empatou em 4 a 4 com a equipe do São Paulo Railway Athletic Club, o popular SPR, time esse da capital Paulista que no ano de 1949 passou a chamar-se Nacional Atlético Clube mais conhecido como o clube da rua Comendador de Souza e hoje disputa a 4ª divisão do certame bandeirante.

O primeiro gol santista marcado no Pacaembu foi de autoria de Figueira e os outros gols foram de Bibiano (2) e Molina. Nessa jornada de estreia no “próprio da municipalidade bandeirante”, o Peixe dirigido por Dario Letona formou com: Talladas (goleiro espanhol); Neves e Viana; Laurindo, Gradim e Inglês; Cláudio, Figueira, Bibiano, Molina e Ruy Gomide.

No ano de 1914 os trabalhadores da linha férrea que ligava Santos a Jundiaí fundaram na Baixada Santista, o SPR Cº que disputou o campeonato santista até mudaram a sede para São Paulo em 1919 com o nome de SPR AC. Contra esse time da capital, o Peixe disputou 27 partidas no período de 1936 a 1946 vencendo 15 empatando 04 e perdendo 08 marcando 86 e sofrendo 51 gols. Contra o SPR de Santos o Peixe jogou no período de 1915 a 1919, 03 partidas e venceu as três marcando 23 e sofrendo 01 gol.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística