Memória: Peixe era campeão, pela primeira vez, do Torneio Início

No dia 27 de maio de 1928 o Santos FC sagrava-se pela primeira vez Campeão do Torneio Início promovido pela Associação Paulista de Esportes Atléticos entre as equipes participantes da Divisão Principal todas as partidas foram jogadas no Parque Antarctica e teve os seguintes resultados o time santista:

1º jogo – Santos FC 1 X Palestra Itália 1 (SFC 3 a 2 nos escanteios).
2º jogo – Santos FC 2 X Corinthians 1
3º jogo – Santos FC 2 X Guarani 0

Formação santista no torneio: Athié; Amorim e Bilu; Hugo, Júlio e Alfredo; Omar, Camarão, Araken, Wolff e Siriri. O responsável pela equipe era o então diretor geral de esportes, Urbano Caldeira. As partidas em que o clube praiano atuou nos torneios inícios bem como os gols assinalados não entram nas estatísticas do clube por terem sido partidas de curta-duração e todas jogadas no mesmo dia e em caso de empate eram decididas pela quantidade de escanteios que os times tinham conseguido a favor na disputa que tinham a duração de 10 minutos cada tempo.

Curiosidade

Além desse torneio vencido em 1928 o Alvinegro da Vila Belmiro também foi o vencedor dos torneios inícios nos anos de 1937 (LPF), 1952 (FPF) e no ano de 1984 (FPF). A última vez em que houve um torneio início foi no ano de 1996 e foi vencido pela Lusa do Canindé. No ano de 1926 o Santos foi também o vencedor do Torneio Início Extra promovido pela APEA ao vencer no dia 05/12/1926 no campo da Ponte Grande em São Paulo as equipes do Sírio (1 a 0), Silex (2 a 1) e empatado com o Palestra Itália em 1 a 1. Nesse mesmo ano houve outro torneio início referente ao campeonato paulista da APEA que foi vencido pelo Auto Esporte.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *