Memória: Peixe conquistava, pela segunda vez, o tradicional Torneiro de Paris

Memória: Peixe conquistava, pela segunda vez, o tradicional Torneiro de Paris

No dia 15 de junho de 1961 o Santos FC conquistava, pela segunda vez, o tradicional Torneio de Paris ao derrotar a equipe do Benfica pelo placar de 6 a 3 no Parc des Princes em Paris na França, com gols de Pelé (2), Pepe (2), Coutinho e Lima formando com: Laércio; Mauro e Décio Brito; Getúlio, Brandão e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso, o Lula. O forte time português que era na época dirigido por Bela Guttmann e tinha um ataque que se tornou famoso na Europa composto por: José Augusto, Euzébio, Águas, Coluna e Cávem.

Na primeira partida do torneio o time santista venceu a equipe Racing francês por 5 a 4 com gols de Pepe (2), Coutinho, Pelé e Dorval.

Curiosidade

O time português do Sport Lisboa e Benfica já jogou contra o time da Vila Belmiro em 07 oportunidades e até hoje não conseguiu ganhar do time santista, foram 06 vitórias do Peixe e um empate com 28 gols marcados e 14 sofridos. A primeira vez em que se defrontaram foi no dia 23 de julho de1957 um amistoso na Vila Belmiro que terminou com a vitória do Peixe por 3 a 2 já o último confronto entre ambos aconteceu no dia 08 de outubro de 2016 no empate em 1 a 1 com gol de Fabian Noguera, em partida que serviu para comemorar os 100 anos do estádio santista.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística