Memória: Peixe conquistava pela 6ª vez Campeonato Paulista

Memória: Peixe conquistava pela 6ª vez Campeonato Paulista

No dia 13 de dezembro de 1961, ao enfrentar a Associação Ferroviária de Esportes alcunhada de “Locomotiva”, o Santos FC sagrava-se pela 6ª vez Campeão Paulista com uma rodada de antecipação. Essa conquista deu ao Peixe o sonhado título de Bicampeão do certame bandeirante pela 2ª vez em sua história desde a primeira conquista no ano de 1935.

O Alvinegro da Vila Belmiro venceu a equipe de Araraquara pelo dilatado placar de 6 a 2 jogando na Vila Belmiro perante um público de 23.319 torcedores que viram o Rei Pelé marcar dois gols, o saudoso Tite marcou o seu, sendo seguido na goleada pelo não menos saudoso Pagão que marcou um gol e o eterno canhão da Vila, Pepe marcou dois gols finalizando a goleada.

O time do técnico Lula formou com: Laércio; Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Tite, Coutinho (Pagão), Pelé e Pepe.
A última partida do campeonato foi também vencida pelo Alvinegro Praiano pelo placar de 4 a 1 diante do São Paulo na Vila Belmiro com Coutinho marcando 3 gols e o Rei Pelé 1 gol. O Rei foi o artilheiro do campeonato pela 5ª vez consecutiva marcando 47 gols.

Os demais artilheiros do Peixe no certame bandeirante foram: Pepe (24), Coutinho (20), Dorval (8), Pagão (5), Tite (3), Zito e Lima (2) e Bé (1) e Bolan que marcou contra um gol a favor do Peixe.

O time praiano disputou no certame 30 partidas tendo vencido 25 empatado 03 e perdido 02 partidas marcando a assombrosa marca de 113 e sofrido 33 gols.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística