Memória: Peixe conquistava a Taça Cidade de Santos

Memória: Peixe conquistava a Taça Cidade de Santos

No dia 18 de abril de 1948, o Santos FC venceu o Jabaquara AC pelo placar de 3 a 1, jogando no Estádio Urbano Caldeira ganhando a Taça Cidade de Santos, que foi disputada entre os três clubes da cidade, na partida anterior o Peixe ganhou da Portuguesa Santista por 1 a 0.

Na partida que deu a taça ao Santos FC os autores dos gols foram Odair, Pascoal e Paulo formando o Peixe com: Robertinho; Artigas e Expedito; Nenê, Telesca e Alfredo; Alemãozinho, Antoninho, Pascoal, Paulo (Leonaldo) e Rubens Martins (Odair). O técnico era Osvaldo Brandão.

Curiosidade:

Foi também num dia 18 de abril só que no ano de 1943, que o time santista usou pela primeira um uniforme totalmente diferente do tradicional que vinha sendo usando desde o remoto ano de 1912. O time jogou com camisas com listras horizontais em branco e preto com um distintivo com as letras SFC sobrepostas idênticas ao escudo do Clube Atlético Santista, apenas o goleiro usava o distintivo original do time Alvinegro sem as duas estrelas douradas que passaram a ser colocadas acima do escudo a partir do ano de 1968.

Esse uniforme “zebrado” foi usado nos anos de 1943 e 1944 sendo depois abandonado. A sugestão de se usar essas camisas partiu de um associado que solicitou essa mudança com carta datada de 30/10/1942 para a diretoria então presidida por Aristóteles Ferreira que aprovou a sugestão.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística