Memória: No Maracanã, Santos FC conquistava o Bicampeonato Brasileiro

Memória: No Maracanã, Santos FC conquistava o Bicampeonato Brasileiro

No dia 02 de abril de 1963, o Santos FC sagrou-se Bicampeão Brasileiro (antiga Taça Brasil) referente ao ano de 1962, ao vencer no Maracanã, por 5 a 0 o Botafogo FR com gols de Dorval, Pepe, Coutinho e Pelé (2) formando com: Gilmar; Lima, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula. Os 70.324 espectadores presentes ao Estádio do Maracanã assistiram satisfeitos uma das melhores partidas entre as dua equipes.

Santos FC e Botafogo FR eram os times que serviam de base à Seleção Brasileira nos anos de 1960. Nesse encontro entre os dois Alvinegros além dos craques do Peixe que eram convocados constantemente no Botafogo jogaram os selecionáveis: Nilton Santos, Garrincha, Amarildo e Zagallo que participaram da Copa do Mundo, no Chile em 1962.

Curiosidade:

Comentário da imprensa carioca: “Outro que estava numa noite de núpcias: Coutinho. Talvez seja um caso único no futebol. Esse barrigudo torna-se por vezes, mais leve que uma pétula. Dorval fez, talvez, a sua mais bela partida. Marcou um gol que deve estar no museu, como uma relíquia do futebol, ou mais do que isso, como uma relíquia da Pátria. Pepe é o gênio da bomba. Pelo amor de Deus, não me digam que Manga engoliu um frango. Quando ele enche o pé, a redonda adquire malícias satânicas. De mais a mais, Manga defendeu o Diabo. Não foi culpado de nada”.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística