Memória: Nascia Odair, artilheiro do Peixe na década de 1940

Memória: Nascia Odair, artilheiro do Peixe na década de 1940

No dia 07 de dezembro de1925, nascia em Santos, Odair dos Santos, o sempre querido e lembrado artilheiro do Santos FC nos anos da década de 1940. Odair é o 13º artilheiro do clube com 134 gols marcados em 225 partidas no período de 1943 a 1952.

A primeira participação na equipe principal do Peixe aconteceu no dia 23 de junho de 1943 na goleada pelo placar de 5 a 1 diante do Combinado Portuguesa/Jabaquara em partida amistosa pela Campanha Pró Tuberculosos da Santa Casa de Santos, no Estádio Urbano Caldeira. Os tentos do Alvinegro foram marcados por Antoninho (2), Echevarrieta (2) e Rui Gomide formando o onze santista com:Ciro; Aníbal (Américo) e Abreu; Nenê (Ayala), Gradim e Antero; Odair, Magnones (Gabardinho), Echevarrieta, Antoninho e Rui Gomide. O técnico era Ademar Pimenta.

Em uma partida na Vila Belmiro no dia 26 de agosto de 1948 válida pelo Campeonato Paulista, contra a equipe do Comercial da Capital o Peixe venceu por 5 a 4 com Odair marcando os 5 gols do Santos sendo que todos esses gols foram de cabeça.

Foi também contra esse mesmo Comercial paulistano que o craque Odair marcou 6 gols na goleada pelo placar de 8 a 2 na Rua Javari no dia 04 de junho de 1949 pelo Campeonato Paulista com Antoninho marcando os outros dois na goleada. Odair começou nas manhãs esportivas do Santos e ainda jovem, trabalhou vendendo jornais no Centro Histórico de Santos, depois que abandonou o futebol foi ganhar o pão de cada dia labutando na Estiva, no Cais do Porto e mais tarde trabalhou mais 10 anos com dois ex-jogadores do Peixe, Lalá e o falecido Araras na loja Pap’Sports. Odair faleceu no dia 07 de maio de 1996 em Santos.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística