Memória: nascia Marinho Peres , campeão paulista pelo Peixe em 1973

Memória: nascia Marinho Peres , campeão paulista pelo Peixe em 1973

No dia 19 de março de 1947, nascia na cidade de Sorocaba no interior paulista, Mário Peres Ulibarri, o craque Marinho Peres que defendeu o time do Santos FC nos anos de 1973/74 jogando 94 partidas e marcando 05 gols. Sua estreia foi no empate em 1 a 1 contra a Portuguesa de Desportos na Vila Belmiro em partida amistosa com Arlindo marcando o gol santista que formou com: Cláudio, Hermes, Marinho Perez, Carlos Alberto e Murias; Clodoaldo e Léo Oliveira (Euzébio); Jair da Costa (Manoel Maria), Alcindo (Arlindo), Brecha e Edu. O técnico era José Macia, o Pepe.

Pelo Alvinegro Praiano, Marinho foi campeão paulista em 1973, antes de vir para o Peixe ele jogava na Portuguesa da capital. Na Seleção Brasileira enquanto esteve no Santos ele jogou 12 partidas e marcou um gol, na Copa do Mundo na Alemanha em 1974 ele foi o capitão do selecionado nacional.

A última vez em que vestiu a camisa santista como jogador foi no dia 29 de setembro de 1974 no Pacaembu perante um público de 66.871 espectadores no último jogo do Rei Pelé no estádio paulistano. Marinho foi técnico do Santos no período de 1988/89 em 20 partidas tendo vencido 09 empatado 05 e perdido 06 partidas.

Curiosidade:

Quando foi jogar no Barcelona o craque tirou o passaporte espanhol já que seus pais eram espanhóis, só que o jogador teria que servir as forças armadas do país europeu e como ele se recusou foi obrigado a deixar o país e voltar às pressas para o Brasil.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística