Memória: Nascia Athié Jorge Coury, um dos maiores presidentes da história do Clube

Memória: Nascia Athié Jorge Coury, um dos maiores presidentes da história do Clube

(Fotos: Arquivo/Santos FC)

No dia 01 de agosto de 1904, nascia na interiorana Itú, Athié Jorge Coury, que anos mais tarde teria sua vida ligada ao Santos FC como atleta. É considerado por todos os santistas como um dos maiores dirigentes. Athié se filou ao Santos no dia 09 de setembro de 1927, e seu proponente foi o então presidente Guilherme Gonçalves. Quem o trouxe para o Santos foram os dirigentes Zeca Ratto e Ricardo Pinto de Oliveira.

Athié veio do EC Sirio da capital para substituir o goleiro titular Tuffy (O Satanás Negro), que houvera sido expulso do clube naquele ano. Athié jogou defendendo o arco santista em 172 partidas durante os anos de 1927 a 1934 quando deixou a meta praiana foi substituído por Ciro Maciel Portieri (O Gato Preto).

Athié Jorge Coury

Como político foi vereador, deputado estadual e federal sempre defendendo os interesses dos trabalhadores e também a cidade de Santos. Foi também um excelente corretor de café na cidade de Santos.

A primeira partida em que atuou como goleiro no Peixe foi no dia 09 de outubro de 1927 na vitória pelo placar de 9 a 0 diante do Corinthians FC de Santo André em partida amistosa na Vila Belmiro, com Feitiço marcando 05 gols, Siriri 03 e Camarão 1 gol, formando o time do ataque dos 100 gols com Athié; Bilú e David; Alfredo, Júlio e Hugo; Omar, Camarão, Siriri, Feitiço e Passos.

Athié Revolução

Foi durante os anos em que presidiu o Clube que o time santista conquistou as maiores glórias que um time de futebol não só no Brasil como no mundo poderia conquistar. Durante o período em que presidiu o clube, o time santista disputou 1687 partidas tendo vencido 1035 empatado 291 e perdido 361 marcando 4630 e 2549 gols.

Em sua homenagem o Clube deu ao seu ginásio de esportes inaugurado no Estádio Urbano Caldeira no ano de 1950 o seu nome. Recebeu também o título de Presidente Emérito do Alvinegro. Seu falecimento ocorreu no dia 01 de dezembro de 1992.

Curiosidade

Como homenagem ao presidente que mais títulos conquistou pelo clube, foi instituído o dia 1º de agosto como sendo o dia de Athié Jorge Coury, neste dia o clube comemora a efeméride lembrando a figura do homem que doou sua vida ao Santos Futebol Clube tornando o clube um dos maiores times do futebol mundial em todos os tempos.

Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística