Memória: Nascia Arnaldo Silveira, um dos fundadores do Santos FC

Memória: Nascia Arnaldo Silveira, um dos fundadores do Santos FC

No dia 11 de agosto de 1894, nascia em Santos, Arnaldo Silveira, o Miúdo, ponta-esquerda do time do Santos FC e também um dos fundadores do clube. Arnaldo Silveira viveu sua vida ligada ao clube não deixando de participar e colaborar com as diretorias no correr dos anos.

Foi ao lado de Adolpho Millon um dos primeiros jogadores santistas a ser convocado para defender a Seleção Brasileira no longínquo ano de 1914 e sagrou-se campeão sulamericano no ano de 1919 ocasião em que era o capitão da equipe.

Pelo selecionado nacional jogou 16 partidas e marcou 01 gol. No Alvinegro da Vila Belmiro coube a ele a honra de ser o autor do primeiro gol na história do clube no dia 15/09/1912 na partida pioneira na vitória diante do Santos Athletic Club por 3 a 2 no campo da av. Ana Costa.

Com a camisa do clube que tanto amou, Arnaldo jogou 122 partidas e marcou 63 gols no período de 1912 a 1921. Em sua homenagem no dia 25/06/1917 o jornal “A Tribuna” publicava uma poesia enviada por torcedor quando da sua estreia na Seleção Paulista:

Herói internacional,
Perna de massaranduba
Que até mesmo o goal derruba
Se não for de pedra e cal.
Extrema esquerda cotuba,
Na pressa não tem rival,
Pequeno, como jujuba,
Caberia num dedal!
No nosso mundo sportivo,
Tão pequenino e tão vivo,
Tem provas esmagadoras
De que é bastante apreciado,
Causa de muito peccado
Para a alma das torcedoras!

Curiosidade

No dia 14 de abril de 1918 quando o Santos completava seis anos de vida, numa partida amistosa contra o Botafogo carioca o time santista vencia pelo placar de 6 a 1 (a partida terminou em 8 a 2 para o Santos), num gesto de nobreza e atitude esportiva, Arnaldo chutou para fora uma penalidade máxima propositalmente por entender que a mesma não houvera existido e pelo gesto magnânimo foi abraçado pelos jogadores do Botafogo.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística