Memória: Nascia Alfredo Sampaio Filho, o Alfredinho Lambreta

Memória: Nascia Alfredo Sampaio Filho, o Alfredinho Lambreta

No dia 07 de fevereiro de 1927, nascia na cidade de Cascável, no estado do Ceará, Alfredo Sampaio Filho, ou simplesmente o Alfredinho Lambreta, que jogou na ponta-direita do Santos FC no período de 1955 a 1958. Alfredinho veio para o Santos contratado junto a Linense e sua primeira partida pelo Peixe foi no dia 21 de agosto de 1955 na derrota do Alvinegro para a equipe do Corinthians de Presidente Prudente no, Parque São Jorge, em partida amistosa no campo do clube interiorano pelo placar de 2 a 1 com gol de Zinho. O Peixe entrou em campo com Manga; Wilson e Ivan; Ramiro, Zito e Urubatão; Alfredinho (Carlinhos), Zinho, Otavio, Nicácio e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula. Pelo Santos jogou 121 jogos e marcou 32 gols.

Alfredinho encerrou sua carreira jogando pelo Comercial de Ribeirão Preto no início dos anos 60. Foi também auxiliar-técnico de Lula conquistando com ele o bicampeonato mundial interclubes contra o Milan no Maracanã. Depois como técnico principal dirigiu o Santos no período de março a junho de 1976 em 17 partidas tendo vencido 05 empatado 05 e perdido 07 partidas.

Curiosidade

Alfredo Sampaio foi bicampeão paulista pelo Alvinegro em 1955/56 sem a presença do Rei Pelé na equipe e em 1958 ele comentou: “Ele (Pelé) é que jogou comigo, pois quando ele chegou no Peixe, eu já era bicampeão”. Hoje, Alfredinho mora com um de seus filhos no bairro de Lagoinha na cidade de Ribeirão Preto e seu passatempo predileto é prosear com o amigo Glostora que foi massagista do Peixe no ano de 1974.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística