Memória: Inaugurados novos lances de arquibancadas

No dia 19 de julho de 1964, eram inaugurados os três lances das arquibancadas do Estádio Urbano Caldeira, na vitória do Santos FC diante do São Paulo pelo placar de 5 a 1 em partida valida pelo campeonato paulista, com gols de Peixinho (3) e Toninho Guerreiro (2) formando o Peixe com: Gilmar; Ismael, Modesto e Dalmo; Zito e Haroldo; Peixinho, Lima, Toninho, Almir e Noriva. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

 

Com esse novo lance de arquibancadas, que ficava do lado da rua D. Pedro I e Rua José de Alencar a capacidade era estimada em torno de 30 mil espectadores. Até hoje oficialmente o maior público na Vila Belmiro foi no dia 15 de fevereiro de 1976 em partida disputada no Torneio Governador do Estado diante do Palmeiras que teve exatos 31.662 pagantes, a partida que teve 32.986 pagantes no dia 20 de setembro de 1964 não é considerada nas estatísticas oficiais do clube pois a partida contra o arquirrival da capital foi cancelada devido a queda dos alambrados do estádio.

Curiosidade

O Estádio Urbano Caldeira passou a ser totalmente de alvenaria, pondo fim as arquibancadas de madeiras, que abrigavam as sociais santistas do lado da rua Tiradentes, no ano de 1955 essas obras das arquibancadas de alvenaria nas sociais foram inauguradas a primeira parte no ano de 1950 por ocasião da inauguração do Ginásio Athié Jorge Coury.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *