Memória: Há 62 anos, o craque Antoninho vestia a camisa do Santos FC pela última vez

Memória: Há 62 anos, o craque Antoninho vestia a camisa do Santos FC pela última vez

No dia 24 de novembro de 1954, Dom Antônio Fernandes, o Antoninho, O Arquiteto da Bola, vestia pela última vez a camisa do Santos Futebol Clube, o time do seu coração, em jogo amistoso na Vila Belmiro, que teve a vitória do time do Vasco da Gama pelo placar de 2 a 1, com Tite marcando o gol santista. A equipe formou com: Barbosinha; Hélvio e Ivan; Cássio, Pascoal (Gueguê, depois Antoninho) e Urubatão; Carlinhos, Leal, Álvaro, Vasconcelos e Tite. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Antoninho fez sua estreia no time principal do Alvinegro no dia 20 de maio de 1941, na goleada por 10 a 3 diante do Coritiba, em amistoso na Vila Belmiro,na partida que teve como destaque o centroavante Carabina, que fazia também sua estreia marcando cinco gols, todos de cabeça.

Antoninho depois que deixou o Peixe jogou no Jabaquara AC e anos depois virou técnico do Alvinegro no período de 1966 a 1971, Dom Antônio jogou no clube que tanto amava exatas 400 partidas tendo marcado 145 gols. Ao tornar-se técnico, no lugar de Lula, ele conquistou os títulos de Tricampeão Paulista, em 1967/68 e 69, foi campeão Brasileiro em 1968, campeão da Recopa Sulamericana e campeão da Recopa Mundial em 1968. Antoninho faleceu no dia 16/12/1973, aos 52 anos de idade, quando estava indo ao estádio do Morumbi assistir a uma partida entre o Santos FC e o São Paulo FC.

Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube