Memória: Há 44 anos, Pelé marcava seu gol 1000 em jogos com a camisa principal do Santos

Memória: Há 44 anos, Pelé marcava seu gol 1000 em jogos com a camisa principal do Santos

No dia 2 de julho de 1972, Pelé marcava o seu milésimo gol somente em jogos com a camisa da equipe principal do Santos FC. O feito aconteceu na vitória por 2 a 0 diante da C. Universidad do México, jogando no Hason Stadium, em Chicago (USA), em partida amistosa. O milésimo gol foi o primeiro dos dois gols por ele marcados na vitória do Peixe que formou com: Cejas (Cláudio), Orlando, Vicente, Paulo e Zé Carlos (Turcão); Léo Oliveira e Afonsinho (Nenê); Jader, Alcindo (Adílson), Pelé (Ferreira) e Edu.

O técnico era Jair Rosa Pinto. Esse feito histórico do Rei foi obtido na sua partida de númer 971 pelo Alvinegro da Vila Belmiro, das 1116 em que defendeu o time praiano sendo que, somente no exterior o “Atleta do Século”, vestiu a camisa do Alvinegro em 353 oportunidades marcando 364 gols.

Curiosidade:

O Rei Pelé pisou em gramado estrangeiro pela primeira vez jogando pelo time do Santos FC, no dia 04 de janeiro de 1959, no Estádio Nacional de Lima, no Peru, na vitória pelo placar de 3 a 0 diante do Sport Boys, com dois de sua autoria e um do ponta-esquerda Pepe formando o Alvinegro com: Manga (Laércio); Hélvio e Dalmo; Getúlio, Ramiro (Urubatão) e Zito; Dorval, Álvaro (Afonsinho), Pagão (Guerra), Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

 

Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube