Memória: Há 44 anos, Edu marcava um de seus gols mais lindos com a camisa do Santos

Memória: Há 44 anos, Edu marcava um de seus gols mais lindos com a camisa do Santos

No dia 26 de novembro de 72, o ponta-esquerda Jonas Eduardo Américo, moço de Jaú, marcava um dos mais lindos gols no estádio do Morumbi. Foi na goleada santista diante do arquirrival da capital paulista pelo placar de 4 a 0 em partida valida pelo Campeonato Brasileiro que teve também dois gols de Nenê Belarmino e um de Clodoaldo.

No dia do golaço de Edu, o Peixe formou com: Cláudio; Orlando, Carlos Alberto, Vicente e Zé Carlos (Turcão); Clodoaldo e Brecha; Jair da Costa, Nenê, Pelé e Edu. O técnico era José Macia, o Pepe. O gol de bonita feitura foi o tento que fechou a goleada e fez delirar a torcida santista presente ao estádio da capital.

Edu jogou pelo Santos FC no período de 1966 a 1976, 584 partidas e marcou 183 gols, contra o arquirrival ele marcou cinco gols em toda a sua trajetória no Peixe. No Alvinegro ele conquistou os seguintes títulos: Campeão Brasileiro (1968), Campeão do Torneio Rio-São Paulo (1966), Campeão Paulista (1967/68/69/73), Campeão da Recopa Mundial e Recopa Sul-americana (1968). Enquanto esteve no Santos, Edu serviu a Seleção Brasileira em 54 partidas tendo marcado 12 gols.

Nessa mesma partida o craque Belarmino de Almeida, o Nenê jogava uma de suas melhores partidas com a camisa do Santos FC marcando dois gols dos 58 que marcou pelo Peixe nas 226 partidas disputadas pelo Alvinegro da Vila Mais Famosa do Mundo. Hoje, o craque presta serviço ao clube santista trabalhando em suas divisões de base.

Curiosidade:

Edu é o mais jovem jogador brasileiro a ser vestir a camisa do selecionado nacional, no ano de 1966 foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo na Inglaterra, com apenas 16 anos. Até hoje, é o jogador mais jovem a ser convocado para disputar uma Copa do Mundo. Quando o eterno Rei Pelé disputou a Copa do Mundo na Suécia, o Rei tinha 17 anos.

Guilherme Guarche

Coordenador do Centro de Memória e Estatística do

Santos Futebol Clube