Memória: Há 29 anos, o Santos conquistava o Torneio de Marselha, na França

Memória: Há 29 anos, o Santos conquistava o Torneio de Marselha, na França

No dia 12 de julho de 1987, o Santos FC vencia a equipe do Olympique Marseille, da França, pelo placar de 1 a 0, com gol de Luizinho e se sagrava campeão do Torneio de Marselha, atuando no estádio do Velódromo, na cidade do mesmo nome. A equipe entrou formando com: Rodolfo Rodriguez; Ijuí (Luizinho), Nildo, Toninho Carlos e Claudinho; César Sampaio, Hugo De Leon e Mendonça; Osvaldo (Celso), Luiz Carlos e Arizinho. O técnico era José Cândido Sotto Maior, o Candinho.

Na primeira partida desse torneio, o Peixe venceu a equipe do Hamburgo SV da Alemanha pelo mesmo placar de 1 a 0, com Mendonça marcando o tento solitário do Peixe.

Curiosidade:

O técnico Candinho dirigiu a equipe principal do Santos FC em duas oportunidades, a primeira no ano de 1987 e a segunda no ano de 1996, foram ao todo 66 partidas com 26 vitórias, 23 empates e 17 derrotas, com o time marcando 80 gols e sofrendo 68. O título mais importante conquistado por ele, enquanto técnico do Alvinegro, foi o Torneio de Verão no ano de 1996, quando então o Peixe empatou com o Grêmio de Porto Alegre (2 a 2) e venceu o S.C.C.Paulista por 3 a 1 na partida final, na Vila Belmiro.

Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube