Memória: Há 19 anos, o Santos FC conquistava a Copa Conmebol contra o Rosario Central

Memória: Há 19 anos, o Santos FC conquistava a Copa Conmebol contra o Rosario Central

No dia 21 de outubro de 1998, o Santos FC se sagrava campeão da Copa Conmebol ao empatar com a equipe do Rosario Central em zero a zero, jogando a partida decisiva no estádio Gigante de Arroyito em Rosario na Argentina. O Peixe formou nesse encontro que ficou conhecido como a Batalha de Rosario com: Zetti;Anderson Lima, Sandro, Claudiomiro e Athirson; Marcos Bazílio, Narciso, Élder e Eduardo Marques; Fernandes (Baiano) e Alessandro (Adiel). O técnico era Émerson Leão.

Para trazer o troféu para o Memorial das Conquistas na Vila Belmiro, o Alvinegro disputou 08 partidas tendo vencido 04, empatado 03 e perdido uma partida, marcando 14 tentos e sofrendo 06 gols.

Na primeira partida da fase final diante do mesmo Rosario Central, o Santos venceu na Vila Belmiro com um tento solitário de Claudiomiro na partida que teve os santistas Viola e Jean expulsos de campo e também o técnico Leão. Já do lado dos argentinos foram expulsos três jogadores.

Curiosidade:

Contra equipes argentinas, o Santos FC já disputou 100 partidas, tendo vencido 54, empatado 18 e perdido 28, marcando 203 e sofrendo 147 gols, já a equipe argentina contra a qual mais vezes jogou o River Plate foram 15 partidas com 09 vitórias,  06 derrotas e nenhum empate marcando o Peixe 31 e sofrendo 24 gols.

Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube