Memória: Gilmar se despedia da Seleção Brasileira

No dia 12 de junho de 1969 a Seleção Brasileira entrava em campo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida amistosa e vencia a Seleção da Inglaterra por 2 a 1 com gols de Tostão e Jairzinho. Esse jogo serviu para homenagear o goleiro Gilmar dos Santos Neves que vestia pela última vez a camisa do selecionado brasileiro.

O detalhe é que nessa formação havia oito jogadores do Santos FC: Gilmar, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel Camargo, Rildo, Clodoaldo, Pelé e Edu. O técnico que também escalou Gérson e Jairzinho do Botafogo e Tostão do Cruzeiro, era João Saldanha, que ficou conhecido no mundo da bola como “João sem medo”.

 Curiosidade

Além dessa partida da Seleção Nacional, o Alvinegro já teve oito jogadores servindo ao Brasil. A primeira vez foi no ano de 1963 em duas partidas (2 a 1 na Alemanha Ocidental e na derrota de 3 a 0 diante a Inglaterra), em 1969 na partida do 12/06 e nas partidas disputadas nos dias 06/07 (4 a 0 na Seleção da Bahia e 8 a 2 na Seleção de Sergipe). Os jogadores que atuaram nesses jogos foram: Cláudio, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel Camargo, Rildo, Clodoaldo, Pelé, Edu e Toninho Guerreiro.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *