Memória: Futuro Rei do Futebol marcava o primeiro gol no Pacaembu

Memória: Futuro Rei do Futebol marcava o primeiro gol no Pacaembu

No dia 26 de abril de 1957 o futuro Rei do Futebol, Pelé então um garoto promissor em início de carreira jogou e marcou um gol pela primeira vez no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, pelo Torneio Rio-São Paulo, na vitória santista pelo placar de 3 a 1 diante do São Paulo com gols de Del Vecchio, Pagão e Pelé formando o Peixe com: Manga; Hélvio (Getúlio) e Ivã; Ramiro, Urubatão e Zito; Dorval (Pelé), Álvaro, Pagão, Del Vecchio e Tite. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

O Rei jogou no Estádio do Pacaembu 144 partidas com a camisa do Alvinegro praiano e obteve 77 vitórias, 36 empates e 31 derrotas tendo marcado um total de 113 gols, sendo que o último gol assinalado nesse gramado foi no dia 20 de abril de 1974 na vitória diante do Palmeiras por 4 a 0 com Brecha, Nenê e Fernandinho marcando os outros 3 gols do Peixe no Campeonato Brasileiro na partida em o técnico Pepe dirigiu a equipe santista pela última vez nesse ano e que formou com: Cejas; Hermes, Bianchi, Vicente e Zé Carlos; Nelsi e Brecha; Fernandinho, Nenê (Adilson), Pelé e Mazinho.

Curiosidade

O Rei Pelé jogou no Estádio do Morumbi, 51 partidas tendo marcado 29 gols, no Maracanã jogou também 51 partidas marcando 32 gols, no Palestra Itália jogou 21 partidas marcando 11 gols e na Vila Belmiro onde reinou e exibiu sua majestade futebolística o Rei jogou 210 partidas e marcou 288 gols no período de 1956 a 1974. No Estádio do Mineirão, no estado onde nasceu, o Rei jogou 10 partidas e não marcou nenhum gol. Todos os dados acima são apenas em partidas jogadas com a camisa do Santos FC.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística