Memória: Falecia Ulysses Guimarães, ex-vice presidente do Santos FC

Memória: Falecia Ulysses Guimarães, ex-vice presidente do Santos FC

No dia 12 de outubro de 1992, falecia em um acidente aéreo na região de Angras dos Reis-RJ, o deputado federal Ulysses Silveira Guimarães, que ficou marcado na política nacional pelo apelido de “Senhor Diretas Já”. Ulysses Guimarães nasceu no dia 06 de outubro de 1916, em Itirapina, no estado de São Paulo. Ele foi um dos políticos mais importantes do Brasil, principalmente pelo combate a ditadura militar.

Sua história com o Santos FC teve início no dia 10 de janeiro de 1941, quando então se filiou ao Alvinegro da Vila, sendo trazido para o clube pelo presidente Antônio Ezequiel Feliciano da Silva. No ano de 1944, ele foi eleito como vice-presidente santista, cargo esse, que também ocupou até o ano de 1946, quando já era o presidente Athié Jorge Coury. Ulysses permaneceu colaborando com a diretoria clube até 1947, quando então foi eleito Deputado Estadual.

Pelos bons serviços prestados ao time da Vila Belmiro, a diretoria pois em disputa em um amistoso uma Taça que levava o seu nome, na partida de nº 926 na história do Peixe, disputada no dia 26 de agosto de 1945, no Estádio Eucaliptos, na cidade de Lins, que foi vencida pelo Peixe pelo placar de 2 a 1, diante da equipe do CA Linense, com gols de Antoninho e Jorginho para o Santos, e Pedrinho para o Linense. Nesse dia o Peixe que era dirigido pelo técnico Armando Erbesti, formou com: Zezinho; Artigas e Toninho; Nenê, Ayala e Tico; Jorginho,Aveiros, Zeca Ferreira (Adolfrises), Antoninho e Rubens Martins.

Curiosidade

Ulysses era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela faculdade da USP, e foi também vice-presidente da UNE, quando se associou ao clube santista, no ano de 1942, ele foi nomeado como Diretor da Subsede administrativa da capital paulista, época em que o clube era comandado pelo presidente Aristóteles Ferreira.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística