Memória: Falecia, nos EUA, o goleiro Cláudio Mauriz

No dia 24 de julho de 1979, falecia em Nova York, um dos melhores goleiros que vestiu a camisa do Santos FC em toda a centenária história: Cláudio César de Aguiar Mauriz. O excepcional goleiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 22 de agosto de 1940.

A primeira partida na meta santista aconteceu no dia 10 de março de 1965 no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, no Pacaembu na vitória do Peixe pelo placar de 4 a 1 diante da Portuguesa de Desportos com gols de Coutinho (3) e Peixinho formando o time praiano com: Cláudio, Olavo Geraldino;Ismael,Joel Camargo Lima;Peixinho, Mengálvio, Coutinho(Almir),Pelé Noriva. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Cláudio era um goleiro de baixa estatura, porém muito arrojado e seguro. Suas qualidades sempre foram destacadas pelos companheiros de equipe que nele depositavam total confiança. Cláudio foi contratado para substituir o não menos excelente guardião, Gilmar dos Santos Neves. A última vez em que defendeu o arco santista foi no dia 19 de junho de 1973 na goleada santista diante do Baltimore Bays nos Estados Unidos pelo placar de 4 a 0, com Pelé e Euzébio marcando cada um dois gols, o time que era comandado pelo técnico José Macia formou com: Cláudio (Pelé), Vicente, Marinho, Marçal (Turcão), Zé Carlos; Léo Oliveira e Pitico; Jair da Costa (Adílson), Euzébio, Pelé (Nelsi) e Ferreira. Nessa jogo derradeiro do inesquecível goleiro, ele foi substituído pelo Rei Pelé, por ter se contundido durante a partida.

Curiosidade

Cláudio Mauriz jogou no Alvinegro 223 partias durante os anos de 1965 a 1969 e depois de 1972 a 1973. Conquistou os títulos de Campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1966, Tricampeão Paulista nos anos de 1967/68/69 e foi Campeão da Recopa Sulamericana e Mundial em 1968. Quando deixou a meta santista foi substituído pelo goleiro argentino também de excepcional qualidade de nome Cejas. Na Seleção Brasileira jogou 7 partidas nos anos de 1968/69.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *