Memória Especial: 20 anos do histórico Santos FC 5 x 2 Fluminense

Memória Especial: 20 anos do histórico Santos FC 5 x 2 Fluminense

Foi em um final de tarde e início da noite, que o próprio da municipalidade bandeirante, vivenciou uma das mais emocionantes e inesquecíveis jornadas protagonizadas pelo time do Santos FC.

Naquele memorável domingo 10 de dezembro de 1995, o time capitaneado por Alexandre Gallo, vencia o Fluminense pelo placar de 5 a 2 numa partida repleta de emoção do princípio ao fim do encontro, o time da Vila mesmo desfalcado dos dois titulares Jamelli e Vagner, superou o time carioca com uma diferença de 3 gols, classificando-se para a final do Campeonato Brasileiro daquele ano enfrentando o Botafogo carioca.

Na primeira partida da fase semifinal o Peixe foi derrotado no Maracanã pelo placar de 4 a 1 e precisava reverter esse resultado tendo que vencer com uma diferença de 3 gols.

O messias Giovanni jogou a sua melhor partida com a camisa do Santos FC nessa espetacular jornada marcando dois gols e dando assistência para os gols de Camanducaia e Marcelo Passos, o outro gol do Peixe foi marcado por Macedo.

O time do técnico Cabralzinho que num momento de muita lucidez, ordenou que o time ficasse durante o intervalo da partida descansando em pleno gramado para absorver a incrível energia positiva vinda dos torcedores nas arquibancadas do estádio mandou a campo a seguinte equipe: Edinho; Marquinhos Capixaba, Ronaldo Marconato, Narciso e Marcos Adriano; Gallo e Carlinhos; Macedo (Marcos Paulo), Marcelo Passos (Pintado), Giovanni e Camanducaia (Batista).

Nessa jornada épica que até hoje com certeza os torcedores presentes no Pacaembu tem as cenas gravadas na memória e muitos apontam essa partida como sendo aquela de maior emoção em suas vidas dentro da secular história do Alvinegro Praiano.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística