Memória: Em 1984, Peixe era Campeão do Torneio Início da Federação Paulista

Memória: Em 1984, Peixe era Campeão do Torneio Início da Federação Paulista

No dia 24 de junho de 1984 o Santos FC se sagrava Campeão do Torneio Início promovido pela Federação Paulista de Futebol, no Estádio do Morumbi vencendo na partida final a equipe do XV de Novembro de Jaú pelo placar de 1 a 0 com gol marcado por Ronaldo na cobrança de pênalti, já que no tempo normal o jogo terminou em 0 a 0 formando o Peixe com: Rodolfo Rodriguez; Maurício, Gilberto, Chiquinho e Toninho Carlos; Dema, Enéas e Mário Sérgio; Claudinho, Ronaldo e Márcio Fernandes. O técnico era Carlos Castilho.

No banco de reservas estavam: o goleiro Nílton, Cacau, Marquinhos, Paulo Leme e o atleta da comissão técnica Quirino que ficava no banco apenas para completar o nº exigido pela FPF.

Para vencer esse torneio o Peixe jogou as seguintes partidas: a primeira foi contra o Taubaté (0 a 0) e 3 a 0 nos escanteios, a segunda partida foi contra o Marília que terminou empatada em 0 a 0 e o Peixe venceu nas penalidades máximas por 2 a 1 com gols de Ronaldo e Márcio Fernandes, na terceira partida que também terminou empatada em 0 a 0 o Peixe venceu o Palmeiras por 3 a 2 com gols de Ronaldo, Márcio Fernandes e Claudinho.

Curiosidade

O Santos FC já venceu, além do Torneio Início de 1984, os torneios nos anos de 1926, 1928, 1937 e 1952. A última vez em que a FPF promoveu o torneio foi no ano de 1996 e que foi vencido pela Portuguesa de Desportos.

Guilherme Guarche. – Coordenador do Centro de Memória e Estatística