Memória: Em 1913, Santos FC fazia a estreia no Campeonato Paulista

Memória: Em 1913, Santos FC fazia a estreia no Campeonato Paulista

No dia 01 de junho de 1913, o Santos FC fazia sua estreia no Campeonato Paulista jogando contra a forte equipe do Germânia time da colônia alemã em São Paulo e foi um placar de triste lembrança para os santistas que nesse jogo pioneiro foram goleados por 8 a 1, com Harold Cross marcando o tento de honra do novato time santista que formou com: Julien Jacques Fauvel; Arantes e Pereira; Geraule, Ambrosio e Millon; Raymundo Marques, Nilo, Haroldo Cross, Urbano Caldeira e Arnaldo Silveira.

O técnico que também participou da partida era Urbano Caldeira. Essa longínqua partida foi disputada no campo do Parque da Companhia Antártica Paulista. E foi a partida de nº 314 do campeonato paulista organizado pela Liga Paulista de Futebol e foi a partida de nº 04 do Alvinegro Praiano e sua primeira derrota em sua história, já que nas três partidas anteriores o time houvera vencido todas.

Curiosidade

O jornal “Estado de São Paulo”, comentou a estreia do Santos: “…o time santista não tinha training. Seus jogadores não desempenharam bem suas funções, apresentaram apenas uma confusão lastimável… além disso estavam com visível caipora (azar).

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística