Memória: Com quatro gols de Pelé, Santos FC era campeão paulista

Memória: Com quatro gols de Pelé, Santos FC era campeão paulista

O Rei Pelé o maior artilheiro do futebol em todos os tempos, marcou naquele distante 14 de dezembro de 1958, apenas quatro gols na goleada aplicada no Guarani FC no Estádio Brinco de Ouro em Campinas, pelo placar de 7 a 1 com Pepe e Dorval marcando um gol cada e Bidon marcando contra o Bugre a favor do Peixe que nessa goleada se sagrava Campeão Paulista com uma rodada de antecipação, para alegria de sua apaixonada torcida que comemorou festivamente a quarta conquista de um título do campeonato paulista.

O Peixe do técnico Lula entrou em campo com: Manga; Ramiro e Dalmo; Getúlio, Urubatão e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe. Na partida seguinte que encerrava com chave de ouro, a participação santista no certame bandeirante o time da Vila empatava em 2 a 2 com o São Paulo no Pacaembu com o Rei Pelé marcando os gols do time santista.

O Rei Pelé como não poderia deixar de ser era novamente o artilheiro máximo do campeonato marcando 58 dos 143 gols assinalados pelo time do Peixe no campeonato que teve 38 partidas com 29 vitórias, 06 empates e 03 derrotas sofrendo a defesa apenas 40 gols.

Além do Rei Pelé marcaram também:
Pepe (27), Pagão (13), Hélio (12), Dorval (11), Guerra (8), Jair Rosa Pinto (4), Álvaro (3), Ramiro e Zito um gol cada e marcaram contra as próprias redes a favor do Santos, Giba, Alan e Bidon.

Na equipe da Seleção Brasileira que ganhou o campeonato mundial na Suécia nesse ano de 1958 faziam parte do grupo os santistas Pelé, Pepe e Zito.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística