Memória: Com gols de Zito e Pelé, Santos FC conquistava o título do Campeonato Paulista

Memória: Com gols de Zito e Pelé, Santos FC conquistava o título do Campeonato Paulista

O quinto título paulista conquistado pelo Alvinegro da Vila Belmiro aconteceu no dia 16 de dezembro de 1960, por ocasião da vitória por 2 a 1 na última partida da competição, jogada no Estádio Urbano Caldeira, e foi diante da equipe do Palmeiras na vila mais famosa do mundo, e foi com tentos de Zito e Pelé que a torcida do Peixe entrava na década que seria imortalizada no futebol mundial como sendo “A Década de Ouro” do time do Santos FC.

O técnico Luiz Alonso Perez, o Lula mandou a campo a seguinte formação: Laércio; Dalmo, Mauro e Zé Carlos; Calvet e Zito; Sormani, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe sendo que ponta-direita Sormani foi substituído pelo também ponta Dorval.

O time santista disputou no certame 34 partidas tendo vencido 22, empatado 06 e perdido 06 marcando 100 gols e sofrendo 44 gols. O Rei Pelé novamente foi o artilheiro máximo do certame pela 4ª vez marcando 32 gols sendo seguindo por Pepe (21), Coutinho (10), Sormani (7), Nei (6), Aírton (5), Dorval (5), Pagão (4), Nenê (3), Mengálvio (2), Pavão (1), Tite (1), Zito (1) e marcaram contra a favor do Santos Mário e Darci um gol cada.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística