Memória: com aprovação do Conselho, Santos Foot-Ball Club passava a se chamar Santos Futebol Clube

Memória: com aprovação do Conselho, Santos Foot-Ball Club passava a se chamar Santos Futebol Clube

No dia 23 de fevereiro de 1976, o Santos FC sofria a segunda alteração em sua denominação passando a ter o seu nome escrito em português ficando Santos Futebol Clube com a aprovação do egrégio Conselho Deliberativo na ocasião presidido pelo inesquecível Modesto Roma, o Gigante da Vila Belmiro.

Quando de sua fundação em 14 de abril de 1912 o clube recebeu o nome de Santos Foot-Ball Club que permaneceu até o dia 25 de julho de 1915 quando ocorreu a primeira mudança passando a ser Santos Football Club época em que o clube era presidido por Agnello Cícero de Oliveira.

A sugestão da mudança do nome foi do primeiro secretário Urbano Caldeira em Assembléia Geral Ordinária que teve a presidi-la o sr. Sizino Patusca e que foi realizada na sede no Largo do Rosário, 14 no centro histórico de Santos.

“Por minha indicação, fica estabelecido que o nome do club até então “Santos Foot-Ball Club” fique sendo “Santos Football Club” havendo a suppressão da letra B na bandeira e no escudo”. (Urbano Caldeira) conforme esta registrado na ata da assembléia do dia 25 de julho de 1915. Nessa mesma assembleia foi dado um voto de louvor aos senhores Sizino Martins Patusca, Presidente da Meza, Oscar Werneck, segundo secretario e a mim, Urbano Villela Caldeira Filho, primeiro secretario, pelos trabalhos desta sessão.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística