Memória: Athié Jorge Coury tomava posse como presidente do Santos FC

No dia 27 de fevereiro de 1945, Athié Jorge Coury tomava posse como presidente do Santos FC, tendo como vices Acácio de Paula Leite Sampaio, Ulisses Guimarães, Sílvio Fortunato, Armando Erbisti e Rubens Ferreira Martins.

 

Athié permaneceu no cargo maior do clube até o dia 23 de janeiro de 1971 sem interrupção. Anteriormente o presidente do Peixe era Antônio Feliciano e depois quem o sucedeu foi Vasco José Faé.

Foi durante os anos em que exerceu o mandato de presidente que o clube conquistou as maiores glórias esportivas e também patrimoniais.

Além de ter sido um dos melhores corretores de café da cidade de Santos foi também vereador, deputado estadual e deputado federal em diversas oportunidades.

Desde 1945 até 1971 o time do Alvinegro mais famoso do mundo jogou 1696 partidas oficiais e amistosas, vencendo 1042, empatado 291 e 363 derrotas, marcando 4665 gols e sofrendo 2567. O primeiro título conquistado como presidente foi a Taça Cidade de Santos, no dia 18 de abril de 1948 e o último foi a Taça Cidade de São Paulo no dia 24 de abril de 1970.

Além de ter sido um dos melhores corretores de café da cidade de Santos foi também vereador, deputado estadual e deputado federal em diversas oportunidades.

Curiosidade

Athié, antes de exercer a presidência, foi goleiro do time principal do Alvinegro substituindo Tuffy e sua primeira partida foi no dia 09 de outubro de 1927 na Vila Belmiro em jogo amistoso vencido pelo Santos pelo placar de 9 a 0 diante do Corinthians de Santo André. Sua última apresentação na meta santista foi no dia 15 de abril de 1934 na derrota para o Palestra Itália por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista, também na Vila Belmiro. Em seu lugar entrou Ciro Maciel Portieri (O Gato Preto).

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *