Memória: Artilheiro Feitiço jogava pela primeira vez com a camisa do Santos FC

Memória: Artilheiro Feitiço jogava pela primeira vez com a camisa do Santos FC

No dia 03 de abril de 1927, jogava pela primeira vez com a camisa do Santos FC, o artilheiro Luiz Macedo, ou como era mais respeitado e admirado pelos torcedores pelo apelido de Feitiço do Bexiga e também Feitiço da Vila. Foi por insistência de um dos 39 fundadores do Alvinegro, de nome Antônio Araújo Cunha, que o centroavante que houvera sido artilheiro do certame da 2ª divisão jogando pela equipe do São Bento da capital, nos anos de 1923, 1924 e 1925, que ele veio para integrar o elenco santista que tinha no ataque os jogadores, Omar, Camarão, Araken, Siriri e Evangelista. Quand

o jogava pelo São Bento ele era chamado pela imprensa de “El Tigre da 2ª Divisão”. Antes de vir para o Peixe ele trabalhava fazendo carretos e entregas, usando uma carroça dada pela equipe na qual defendia. Em sua estreia, o Santos FC venceu a equipe do SS Palestra Itália pelo placar de 3 a 2 jogando no Parque Antártica em São Paulo no amistoso, que teve os tentos da vitória assinalados por: Araken, Camarão e um gol dele. Formando o time praiano com: Ballio; David e Américo Ratto; Alfredo, Júlio e Hugo; Evangelista, Camarão, Feitiço, Araken e Siriri.

Pelo Alvinegro Feitiço disputou 151 partidas nos anos de 1927 a 1932 e 1936 tendo marcado 214 gols é o 5º maior artilheiro do clube em sua centenária história. Ele foi um dos integrantes do inesquecível ataque dos 100 gols do ano de 1927 e foi também o artilheiro máximo do campeonato paulista nos anos de 1929, 1930 e 1931. Feitiço faleceu na capital paulista no dia 23 de agosto de 1985.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística