Memória: Arthur Friedenreich jogava pela primeira vez com a camisa do Santos FC

Memória: Arthur Friedenreich jogava pela primeira vez com a camisa do Santos FC

No dia 09 de fevereiro de 1930, jogava pela primeira vez com a camisa do Santos FC, aquele que é considerado como sendo o melhor jogador brasileiro na época do amadorismo no Brasil, Arthur Friedenreich, o “El Tigre”. Foi na partida amistosa jogada na Vila Belmiro e que foi vencida pelo Peixe pelo placar de 4 a 1 diante do CA Tucuman da Argentina com gols de Feitiço (2), Evangelista e Camarão. O técnico era Ramon Platero. O Peixe formou nesse encontro com: Athié; Aristides e Meira; Osvaldo, Júlio e Alfredo; Paulino, Camarão, Friedenreich, Feitiço e Evangelista.

Friedenreich jogou além dessa partida mais 4 partidas pelo Alvinegro da Vila, todas elas na excursão que o clube realizou no Rio Grande do Sul em 1935 sendo que na partida diante do Grêmio FBPA vencida pelo time gaúcho pelo placar de 3 a 2 ele marcou um dos gols do Peixe, na única partida nesse giro por gramados gaúchos na qual ele não jogou, ele foi o árbitro do encontro.
Arthur Friedenreich nasceu em São Paulo no dia 18 de julho de 1892 e faleceu também em São Paulo no dia 06 de setembro de 1969.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística