Memória: Aos 16 anos, Pelé estreava na Seleção Brasileira

No dia 07 de julho de 1957, o eterno Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, fazia a primeira partida com a camisa da Seleção Brasileira entrando no lugar do seu companheiro no Santos, Del Vecchio.

 

Nesta estreia o jovem com apenas 16 anos marcava também o seu primeiro gols dos 95 marcados com a camisa do selecionado nacional que nesse dia perdeu da Argentina pela Copa Roca no Maracanã pelo placar de 2 a 1 formando com: Castilho; Paulinho de Almeida, Bellini, Oreco e Jadyr; Zito (Urubatão) e Mazzola (Moacyr); Maurinho, Del Vecchio (Pelé), Luizinho e Tite. O técnico que convocou e lançou o Rei no selecionado foi Sylvio Pirillo.

Nessa partida, além do Rei jogaram outros jogadores pertencentes ao time da Vila Belmiro, Zito, Urubatão, Del Vecchio e Tite. Esse jogo foi o de nº 35 na carreira precoce do craque santista que despontava para o futebol mundial e já no ano seguinte conquistaria seu primeiro título de campeão mundial com a Seleção Brasileira na Suécia.

Curiosidade

No dia 29 de agosto de 1954, o Santos FC jogava no estádio Alfredo de Castilho e empatava em 1 a 1 contra a equipe o Noroeste de Bauru pelo campeonato paulista com o ponta-esquerda Tite marcando o tento santista na partida preliminar jogaram pelo campeonato amador da cidade as equipes juvenis do Noroeste e do Baquinho, o garoto Pelé jogou pelo Bauru Atlético Clube, o BAC sendo o artilheiro da partida que terminou com a vitória do time do futuro Rei do Futebol pelo placar de 4 a 1.

Ninguém do time da Vila Belmiro prestou atenção no menino que jogou um futebol digno de aplausos. Só dois anos depois é que ele viria para a Vila Belmiro.

Guilherme Guarche. – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *