Memória: Aílton Lira marcava os dois gols mais bonitos da carreira

Memória: Aílton Lira marcava os dois gols mais bonitos da carreira

No dia 10 de abril de 1977, o Santos FC vencia a equipe do Comercial FC pelo placar de 2 a 1 jogando no Estádio Francisco Palma Travassos em Ribeirão Preto em partida do Campeonato Paulista perante um público de 9.512 espectadores formando com: Ricardo, Tereso, Renato, Fausto, Fernando, Carlos Roberto, Toinzinho, Aílton Lira, Nílton Batata, Totonho (Juary) e Bozó (Rodrigues). O técnico era o saudoso Urubatão Calvo Nunes.

Os dois gols do time peixeiro foram marcados pelo craque Aílton Lira e foram os dois gols mais bonitos que o meia marcou em sua carreira defendendo o Alvinegro da Vila Belmiro. Lira jogou pelo Santos 149 partidas e marcou 39 gols. Sua estreia com a camisa santista foi no dia 15 de agosto de 1976 na vitória diante do EC XV de Novembro no Estádio Zezinho Magalhães, na cidade de Jaú pelo placar de 2 a 1 com gols de Toinzinho e Tuca formando o Peixe com: Wilson Quiqueto; Tuca, Vicente, Bianchi e Fernando; Carlos Roberto e Ailton Lira; Manuel Maria (Claudinho), Tata (Babá), Toinzinho e Edu. O técnico era Zé Duarte.

Curiosidade:

Quando veio para o Santos em 1976, o craque Aílton Lira veio como contrapeso, pois quem realmente o presidente Modesto Roma deseja adquirir o passe era do quarto-zagueiro Neto, mas a Caldense, só aceitou negociar o passe do defensor Neto se o Santos também comprasse o passe do meia-armador Aílton Lira.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística