Médico do Santos FC ministra palestra em simpósio na CBF

Médico do Santos FC ministra palestra em simpósio na CBF

O departamento médico do Santos FC participou do 3º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF). Realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro-RJ, o evento contou com uma palestra do Dr. Rodrigo Zogaib, médico do Peixe, nesta quarta-feira (25). No último dia do encontro, o santista palestrou sobre o módulo “Lesões ligamentares do pé e tornozelo” e participou de uma mesa redonda de sobre membros inferiores.

Rodrigo Zogaib tomou a frente do tema lesões ligamentares e iniciou sua palestra explicando a anatomia do tornozelo. O santista apresentou um levantamento que aponta que a maioria das lesões acontecem nos membros inferiores, sendo a maior parte delas causada por trauma indireto (sem contato direto). O tratamento mais comum para estes entorses é conservador – Price e Rice (proteção, repouso, gelo e recúbito). Porém, em alguns casos é necessária a utilização de procedimento cirúrgico. No futebol, as entorses no tornozelo são as mais comuns.

O chefe do departamento médico e coordenador da área de saúde do Santos FC também abordou o assunto de leões nos pés. Segundo o santista, essas lesões são mais difíceis de serem diagnosticadas. Ao final da palestra, Zogaib deixou uma mensagem para os demais participantes.

“Os entorses no tornozelo, apesar da evolução dos tratamentos, ainda têm o tratamento conservador como o melhor na maioria dos casos. É importante acompanhar o caso porque a recidiva no atleta de alto rendimento começa a se tornar cirúrgica”, disse o médico.

Além do médico do Alvinegro Praiano, o simpósio contou com a presença de todos os médicos das equipes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF