Kevin Hoefler, que tem o apoio do Santos FC, é embaixador do Mundial de Skate Amador

Kevin Hoefler, que tem o apoio do Santos FC, é embaixador do Mundial de Skate Amador

A expectativa é grande. A partir desta quinta-feira, 28 de abril, Santos receberá um dos maiores eventos de skate amador mundial, o Damn Am. A competição, realizada pela primeira vez na América do Sul, segue até sábado, 30, na pista Alexandre Magno “Chorão”, localizada no emissário, em Santos, São Paulo. Skaters de todo o país estarão na disputa por uma vaga na semifinal de um dos mais tradicionais eventos de skate dos Estados Unidos, o Tampa Am 2016.

Esta é a primeira vez que uma das etapas do Damn Am, que já passou pela China, Amsterdam, Portugal e Canadá, é realizada no Brasil. O tetracampeão mundial e skatista profissional natural do Guarujá, Kelvin Hoefler, foi um dos grandes incentivadores para trazer a competição ao país. “Estava pensando em fazer algum evento para movimentar o skate amador brasileiro. Tenho muita amizade com o pessoal do Tampa e eles sempre me perguntavam sobre o Damn Am no Brasil. Fiquei muito feliz em ajudar a trazer este evento para cá, para que os futuros amadores tenham uma chance maior de chegar na Street League Skateboarding [uma das principais ligas de skate do mundo]. Acredito que esta oportunidade será muito boa”, diz Kelvin, também escolhido pela organização como embaixador do evento no Brasil.

Pista Emissário 1

O interesse pelos brasileiros na competição foi tão grande que em poucos dias de divulgação do evento, a organização recebeu centenas de inscrições. “Tivemos mais de 500 inscritos para Santos. Nós nunca fizemos um Damn Am na América do Sul e mal podemos esperar para ver todos os skatistas brasileiros”, ressalta Paul Zitzer um dos organizadores do Damn Am.
SKATE PARK ALEXANDRE MAGNO “CHORÃO”

Para receber o campeonato mundial, a pista de skate Alexandre Magno “Chorão” teve que passar por reformas. As alterações pontuadas por Kelvin Hoefler durante uma vistoria foram repassadas a Prefeitura da cidade que ficou responsável pelas modificações. A pista será reinaugurada nesta quinta-feira, 28 de abril, às 9h. Após a solenidade o skate park será liberado para os aquecimentos livres, de acordo com o que determina o cronograma do evento.

As eliminatórias do Damn Am serão feitas no formato jam session, onde skatistas terão um tempo previamente determinado para executar manobras por toda a área de competição. Os 30 melhores passarão para a semifinal, sendo que os dois primeiros colocados receberão um golden ticket direto para a final. Os 28 skatistas restantes serão distribuídos em duas baterias e cada skater terá direito a duas voltas de um minuto, valendo a melhor. Os dez melhores passam para a final e, junto com os dois skatistas que ganharam o golden ticket, terão direito a três voltas de um minuto, valendo a melhor.

Cartaz Mundial Skate