Ídolo e campeão em 1978, Aílton Lira comemora aniversário

Ídolo e campeão em 1978, Aílton Lira comemora aniversário

No dia 19 de fevereiro de 1951, nascia na interiorana Araras, no Estado de São Paulo, Aílton Lira da Silva, um meia armador que vestiu e honrou a camisa 10 do Santos FC, principalmente quando fez parte do time que ficou conhecido como “Meninos da Vila”, no ano de 1978, sendo campeão paulista nesse ano disputando a final no ano seguinte.

A estreia no time do Peixe aconteceu no dia 15 de agosto de 1976 na vitória por 2 a 1 diante do XV de Novembro de Jaú em partida amistosa comemorativa do aniversário da cidade de Jaú, no estádio Zezinho Magalhães com gols de Toinzinho e Tuca formando o Peixe com: Wilson Quiqueto; Tuca, Vicente, Bianchi e Fernando; Carlos Roberto e Ailton Lira; Manuel Maria (Claudinho), Tata (Babá), Toinzinho e Edu. O técnico era Zé Duarte. Pelo Alvinegro da Vila Belmiro, o craque, exímio batedor de pênaltis e faltas jogou 149 partidas com 39 gols marcados no período de 1976 a 1979.

Curiosidade

Ailton Lira foi contratado na gestão do presidente Modesto Roma quando então o craque despontava no time da Caldense de Poços de Caldas em Minas Gerais, ele veio para o Santos de contrapeso já que o jogador que o Santos queria contratar era o zagueiro Neto, o zagueiro veio para a Vila Belmiro com a inclusão do então desconhecido Ailton Lira, que hoje vive na sua cidade natal, Araras e trabalha com jovens atletas nas escolinhas de futebol da cidade.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística